10 dicas que todo pai deveria saber antes do parto

A  mulher começa a sentir as primeiras contrações e o tão esperado dia chegou, o bebê vai nascer. O que fazer nessa hora? Separamos 10 dicas que todo pai deveria saber antes do parto.

Após vários alarmes falsos, chegou o tão esperado momento, a hora é agora, é hoje o dia e seu filho ou filha vai nascer, mas antes você tem que saber como se comportar durante o trabalho de parto.  Para evitar que você tropece neste momento maravilhoso na vida de toda família, separei 10 dicas baseada em minhas experiências, que todo pai deveria saber antes do parto,

1 – Mantenha calma

Crianças não esperam, independe da sua vontade, eles não irão esperar você ficar preparado ou você ter vaga na sua agenda, no dia que estiverem prontos eles irão nascer. Então nessa hora é ter calma e não entrar em desespero é o fundamental. Você em estado de tranquilidade mostrará para mãe que está parindo, que as coisas estão sobre controle e ela focará só no parto.

Na minha opinião a principal dica é ter calma

2 – Entenda o processo

Entender que o parto é um ato fisiológico e que não tem nada de anormal parir, tranquilizará você durante todo o processo. Por isso estudar junto com a mãe sobre parto, vai te assegurar que tudo que está acontecendo é um fenômeno natural.

3 – Nunca duvide da força de uma mulher

Ver a pessoa que você ama sentir dor não é fácil, ver ela sentir essa dor por horas não é assustador, mas entendendo todo processo do parto, fará você acreditar que sim, elas são fodas e são capazes.

Nós homens nunca iremos saber o que elas passam durante o processo do parto, logo se você usar palavras negativas tais como: “Ela não vai dar conta”, “Da uma anestesia para aliviar a dor”, “Não é melhor uma cesária?” ou “Está demorando de mais…” isso só vai desestimular a mãe. 

Experimente usar frases positivas e de apoio, “Vamos! lá está indo tudo bem”,”Eu acredito em você e no seu corpo”, irão dar forças para mãe continuar com a caminhada, mas nada de ser treinador de MMA de motivando o lutador heim.

4 – Leia e entenda o plano de parto

Você sabe o que é um plano de parto? Não!!! socorro leia aqui correndo. Sabendo o que é um plano de parto, você saberá exatamente o que a mãe deseja que aconteça durante o parto, o respeito a este plano é um direito da mulher. Você está lá para ajudar a garantir que seja respeitado.

5 – Problemas externos devem ser resolvidos após o parto

Todos nós temos contas para pagar, problemas familiares, problemas no trabalho, tudo isso continuará existir após o nascimento. Não leve esses problemas para o momento do parto, a mulher precisa estar tranquila e focada, qualquer coisa que fuja a tranquilidade fará a mulher travar e tornará o processo lento e doloroso.

6 – Ela não te odeia

Durante o trabalho de parto a mulher vira um bicho, logo pode ser que ela te xingue, te bata ou até te machuque. Não leve isso pro lado pessoal ela está em um momento animal e com certeza você poderá ser a melhor válvula de escape. Aceita que dói menos.

7 – Não aperte ela a não ser que ela te peça isso

Nós homens gostamos de apertar com força quando sentimos dor. Aconteceu comigo, entre uma contração e outra, quando vinha a dor eu apertava a minha esposa com objetivo de mostrar que eu estava junto, até que uma hora ela me falou “NÃO ENCOSTE EM MIM FILHO DA %$#….. ”. Entendi o recado e após isso, eu só tocava nela com a ponta dos dedos.

8 – Seja discreto

Quanto menos você aparecer melhor é. Lembre-se que os principais atores neste momento são a mãe e bebê, você está lá como uma fonte de força, mas não é o artista principal .

9 – Respeite a privacidade

O parto não é um evento aberto ao público, salvo acordado entre vocês, então fazer lives, ficar no whatsapp a cada minuto mandando informações para família, poderá provocar uma ansiedade em todos, e você ficará respondendo a mesma pergunta a cada 5 minutos “já nasceu?”.

Foque na mulher e no nascimento.

10 – Curta o momento

Tudo passa rápido, não lembramos das dores  e somente ficam as histórias bonitas e divertidas em nossas memórias, por isso curta esse momento único na sua vida.

Conclusão:

Se você chegou até aqui é um sinal que você está se preparando para este grande momento. Parabéns!!!

Cada parto é um evento único, não existe receita de bolo para o sucesso, separamos essas dicas para que sirva de combustível para que você curta com tranquilidade este momento que mudará sua vida para sempre.

Quer saber um pouco mais?

Quer saber um pouco mais sobre o nosso papel durante o parto. Veja nossa conversa com Lena Rubia Borgo Bezerra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.