Chapa

Você sabe o que é chapa? Em toda entrada de cidade tem aqueles caras na rodovia, com uma plaquinha escrito chapa. Chapa é o braço direito do caminhoneiro, ele sempre que requisitado mostra o caminho na cidade, descarrega ou carrega o caminhão, enfim tudo aquilo que o caminhoneiro precisa o Chapa está lá, é só pedir que ele faz.

Em casa eu era uma espécie de chapa, precisa fazer compras vou lá e faço, carrego 50 sacolas em um só braço e subo escadas. Precisa ir ao centro? Sei todos os caminhos. A criança precisa de banho? Chama o Chapa que neném sai de banho tomado cheiroso. E se precisar de ajuda para colocar a criança pra dormir? só chamar o Chapa aqui que tudo se resolve.

Fiquei alguns anos sempre na entrada da cidade esperando ser solicitado, e sempre que acontecia fiz com muita dedicação e carinho.

Mas será que realmente uma mãe precisa de um paizão chapa?

O fato de esperar ser solicitado de uns tempo pra cá vem incomodando, ao ponto de perceber que, a minha passividade para os problemas estava longe de resolvê-los.

Esperar ser chamado me deixa numa posição de ser ajudante e não atuante. Enquanto a mãe pensava em tudo, se a fralda duraria por mais uma sanana, se o leite dava para mais 4 dias e daqui a 10 dias tem vacinação, eu ficava ali na entrada da cidade esperando ser chamado. E se alguma coisa não fosse lembrada, não era minha culpa, já que não me dou o trabalho de pensar e sim apenas de executar.

Apesar das divisões das tarefas de casa serem justas, ainda cabe a muitas mulheres o planejamento de toda logistica da casa, logo essa carga mental estressa, irrita e a qualquer hora pode explodir. Afinal quem pensou e preparou o último jantar do dia dos namorados na sua casa?

Venho refletindo muito sobre isso nesses últimos anos, sobre esse meu papel em casa, se eu quero continuar na posição de chapa ou se quero realmente sair da zona de conforto desejando que as atividades seja divididas de forma igualitária

Aceitar essa divisão é abrir mão de alguns privilégios. Será que realmente estou disposto a isso ou vou preferir não pensar em nada? Cá entre nós, não pensar não dá trabalho e podemos usar aquela frase “Meu amor, se vc tivesse me pedido..”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.